sábado, setembro 03, 2016

Ácidos Nucleicos

Como nem todos nós sabemos e muitos continuaram sem saber e isso não vai mudar em nada a vida deles, o DNA é uma sigla para a palavra ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO, ou seja, em português seria mais coerente falarmos ADN ao invés de DNA. Outra coisa que poucos sabem é que o DNA, é uma molécula presente em qualquer uma de nossas células, seja ela qual for, e fica responsável por um papel importante na produção de proteínas em nosso organismo. 

 A molécula DNA é formada por NUCLEOTÍDEOS. Isso mesmo! E os nucleotídeos, por sua vez, são moléculas muito pequenas, de pouca massa, por isso quando se juntam ficam maiores, muito maiores na verdade, então assim, juntas, que elas compõe o DNA. Por isso o DNA, também é conhecido como um Ácido Nucleico, porque ele é composto pelos Nucleotídeos. Outro ácido nucleico encontrado em nosso corpo e muito comentado é o RNA, que é parecido com DNA, mas não são iguais. Entendeu ou Não?
  
 Para entender melhor o que são Ácidos Nucleicos, que tal assistir ao vídeo maluco de um dos Professores Mais Surpreendentes de Biologia, Paulo Jubilut. E entenda também porque a molécula de DNA se parece muito com um TREM.


terça-feira, agosto 23, 2016

Início Histórico do Behaviorismo

 BEHAVIORISMO é uma corrente ou escola de pensamento PSICOLÓGICO, que tem como base e objeto de estudos O COMPORTAMENTO dos seres. A palavra surgiu do termo inglês BEHAVIOR, que quer dizer comportamento, conduta ou coisas desse gênero, por esse motivo o Behaviorismo também é chamado de comportamentalismo ou comportamentismo.

 Essa abordagem com foco no comportamento nasceu mesmo sem o título de Behaviorismo, com o fisiologista Russo Ivan Pavlov, ele pretendia estudar a quantidade de produção de saliva em cães, através de alguns estímulos e com isso acabou descobrindo o REFLEXO CONDICIONADO e o esquema de ESTIMULO - RESPOSTA, muito usado depois por outros pesquisadores.

 Mas foi depois de Ivan Pavlov e outros nomes como Thorndike, que em 1913 John B. Watson deu inicio ao Manifesto Behaviorista, assim começando com a definição dessa linha de pensamento. Por isso Watson é conhecido como o fundador dessa abordagem, porém além dele outros nomes destacaram-se no Behaviorismo como o de Skinner, por exemplo.




quarta-feira, agosto 17, 2016

Epistemologia - Raíz do Conhecimento.

 Epistemologia é uma palavra de origem grega, que quer dizer basicamente ESTUDO DO CONHECIMENTO. Portanto ela envolve a reflexão de como nós, seres humanos, obtemos o conhecimento e como temos a certeza que nosso conhecimento é o CERTO ou ERRADO, o REAL ou FALSO.

Anteriormente a Epistemologia se debruçava mais sobre questões de COMO O CONHECIMENTO CHEGA A NOSSA CONSCIÊNCIA, alguns filósofos acreditavam que era por meio dos 5 sentidos (sensores perceptivos), e outros acreditavam que o conhecimento já morava em nossa razão, dentro de nossas mentes (Uma espécie de mundo das ideias, conhecimento inato=que nasce com a gente), e era acionado por alguma coisa que ativava a nossa razão trazendo esse conhecimento que estava adormecido em nosso subconsciente a tona, para nossa consciência. E ainda havia outros filósofos que começaram a seguir o pensamento revolucionário de Kant, de que na verdade o conhecimento vem tanto do interior, quanto do exterior, ele juntou as duas correntes de pensamentos. Então é isso que a Epistemologia costumava estudar com prioridade, a questão de como adquirimos o conhecimento.

 Nos dias atuais, a maior preocupação da Epistemologia é refletir sobre o CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Ou seja, nós sabemos muito bem que para existir uma ciência é preciso ter um Objeto de estudo, e esse estudo tem que ser feito seguindo um método, uma base. Porém o que nos assegura que essa base e esse método é na verdade a maneira mais correta de se pensar? Se nós tivermos uma base errada, vamos criar um método de estudo errado, ou seja, a ciência vai ser afirmada sobre uma base falsa, todo nosso conhecimento vai ser em vão, porque estará pautado em coisas erradas. Portando a EPISTEMOLOGIA é conhecida como FILOSOFIA DA CIÊNCIA, porque ela fica pensando sobre essas questões cientificas, ela vai em busca de compreender sobre quais condições surgiu determinada ciência e quais faculdades mentais foram usadas para obter esse conhecimento. Também pensa muito na questão da possibilidade do ser humano de produzir conhecimento total e genuíno ou se nossas limitações nos possibilitam apenas a ver parte da verdade, nos afastando do conhecimento verdadeiro.

 A Epistemologia, sendo muito sabia, afirma que as ciências para serem validadas também precisam aceitar que podem ser REFUTADAS, ou seja, que podem ser confrontadas e desmentidas por novos estudos, aqueles que revelem outra face, mais ampla, da verdade. Precisam estar à disporão da troca de PARADIGMAS, ou seja, se a concepção do que é verdade e mentira mudar, a ciência toda pode mudar também.



sábado, agosto 13, 2016

1ª Lei de Gregor Mendel - Segregação dos Fatores

Como é que as ervilhas ajudaram nos descobrimentos sobre a hereditariedade? E quem é esse tal de Gregor Mendel?

 Descubra esse e mais outros mistérios da biologia assistindo esse vídeo, simples e prático sobre genética:


quarta-feira, julho 27, 2016

Estudo Básico Sobre Genética - Introdução.

 Uma das coisas que mais me causa curiosidade é saber como nós, seres humanos, apesar de termos livre arbítrio sobre muitas coisas, ainda nos deixamos vencer muitas vezes por limitações físicas ou instintivas que não são de nossa escolha, como por exemplo ser alto, baixo, possuir mais ou menos melanina na pele e nos olhos, essas são informações que apenas veem imprimida no núcleo de nossas células, características que herdamos de nossos pais e que eles herdaram dos pais deles, e assim trazemos em nosso DNA um código que nos torna fisicamente quem somos. E é muito triste saber que sobre isso não temos o que fazer, como intervir, aparentemente, de forma natural em nossa composição genética, mas é interessante aprender como nosso corpo é formado com base nas informações que os nossos antepassados nos transferem, assim, podemos tentar no mínimo, utilizar a nossa maior capacidade, explorando os limites de nossas características. 


 A Genética, é uma ciência que estuda o Gene, sua estrutura e variação, e o Gene por sua vez é a unidade fundamental que guarda informações sobre como vamos ser. A genética também busca entender os mecanismos e leis de transmissão de características através das gerações. Assim, quem sabe, no futuro poderemos formar seres humanos geneticamente perfeitos com características que podemos favorecer a sobrevivência da raça e adaptabilidade em vários ambientes, isso seguindo os acordos bioéticos da sociedade.

 Assistam esse vídeo, interessante e muito simples sobre o assunto:


segunda-feira, julho 25, 2016

Dia Nacional do Escritor

 Quando eu era criança, as únicas datas comemorativas que eu conhecia era Páscoa, Natal e o dia do meu aniversário, depois fui crescendo e percebendo que existia outras infinidades de datas à serem comemoradas espalhadas por aí a fora, dias comuns para alguns e especiais para os outros. Quando comecei a trabalhar valorizei ainda mais os dias vermelhos na folhinha, geralmente dias canônicos católicos, que me garantiam folga e tranquilidade. E por acaso que descobri que existe dias que se comemoram a eficiência de algumas profissões e que na maioria das vezes apenas as pessoas que trabalham nesse ofício sabem da existência dessa data tão especial.

 O dia Nacional do Escritor é mais um desses dias que descobri por acaso. Isso foi em 2012. Fiquei muito feliz, afinal eu me considero um escritor de verdade, mesmo que ainda não tenha publicado nenhum livro oficialmente. Eu realmente gosto muito de escrever e expressar, em palavras, o que vem em minha mente, pois só o ato de utilizar as palavras para transmitir o que penso e sinto, de maneira constante e fundamental, me torna um escritor.

 Portanto eu gostaria de parabenizar a todos os meus colegas escritores e escritoras, digitadores e etc. Pessoas que se dedicam a transmitir o conhecimento por meio das palavras e que se empenham em articular da melhor maneira a nossa língua, ou seja lá qual for o seu idioma de origem, para trazer aos leitores uma visão clara, artística ou reflexiva sobre o que estamos relatando, ensinando, descrevendo, criando. E dizer para todas as outras pessoas que não escrevem, que ao menos sejam leitores, pois a leitura abre muitos caminhos e aumenta nossas possibilidades, conheçam mais sobre os escritores e pessoas que são capazes de mudar nossas vidas apenas com algumas palavras.

 Nunca parem de escrever, pois sempre haverá alguém precisando ler.

 

segunda-feira, julho 18, 2016

Stranger Things


 Enquanto eu ainda estava assistindo os últimos episódios da quarta temporada de Orange Is The New Black, a NetFlix chega e me apresenta uma nova série, Strange Things, que mesmo sem saber direito sobre o que era, já coloquei na minha lista. Assim que a acabei de ver Orange, no dia seguinte conectei no Strange Things e me surpreendi. 


 A série já começa de um jeito empolgante e envolvente. Um pesquisador correndo pelos corredores do seu centro de pesquisa e alguma coisa perseguindo ele na sombra. Isso já me deixou curioso para saber o que era. Logo depois aparece a cena de garotos muito espertos jogando RPG, que é um jogo muito, mas muito NERD mesmo, e tem tudo a ver com os anos 80, que é o ano do acontecimento dos fatos na série.


 Primeiramente eu achei o cenário muito bom, a fotografia e estética da série é praticamente perfeita. Pra quem é um pouquinho NERD, vai entender o que estou falando. A trilha sonora é excelente, o figurino dos atores, enfim, tudo foi maravilhoso. Essa foi umas das séries que mais gostei de assistir, parecia até mesmo um filme bem grande, eu assisti tudo em um dia e ainda queria mais. O ambiente é Mountauk, Long Sland nos E.U.A, o clima é de outono, as referencias da época da década de 80 são ótimas e eu amei tudo mesmo. 


 A websérie foi produzida pelos irmãos Duffer, isso eu pesquisei na internet, porque não sei direito quem são eles, e tem no elenco a famosa Wynona Ryder, isso mesmo, aquela que já foi presa e acusada de ser cleptomaníaca por roubar roupas em Los Angeles - kkk. Mas devo dizer que eu adoro essa atriz desde o filme Os fantasmas se divertem e ela arrasou nessa série, aliás, todos os atores arrasaram, em especial as crianças. 


 Toda a série trás um clima muito nostálgico, pela perfeição e cuidado que tiveram em compor o ambiente nos anos 70 e 80, baseando-se nos filmes de famosos diretores, produtores, roteiristas e escritores dessa época como stephen king, steven spielberg entre outros, Stranger Things é considerada pela crítica uma homenagem aos anos 80.


Tudo começa com o desaparecimento de Will, e essa é uma cena que já acelera o coração logo no começo. Depois que ele some, capturado por alguma criatura sinistra, sua mãe e seus amigos vão em sua busca e acabam descobrindo que muitas coisas estranhas estão acontecendo. 


 Os amigos de Will, partem para uma busca, escondido dos adultos e isso revela o quanto eles são inteligentes, afinal enquanto os adultos ainda estão no inicio de descobrir alguma coisa, as crianças com suas mentes pouco limitadas já estão um passo a frente. No meio da floresta eles encontram Onze, uma garotinha que tem poderes paranormais e que pode ajudá-los na aventura em busca do amigo.


 A mãe de Will (Wynona Ryder), inicia uma investigação solitária e cheia de luzes de natal em busca do filho depois de ser taxada como louca. E logo após investigar o corpo de Will, que foi encontrado misteriosamente o xerife da cidade decide acreditar nela e juntos descobrem que uma empresa governamental estava fazendo experimentos psicológicos e paranormais para agir contra União Soviética, porém acabaram libertando uma criatura estranhíssima que vive nas sombras em um universo paralelo. QUE LOUCURAAAA!!!


Na trama da série também tem um núcleo de adolescentes, bem naquele formato básico, grupo dos populares da escola, garota santinha que vira rebelde, garoto estranho que é sempre provocado pelos populares, e garota cdf que se sente deslocada entre os populares mas que acaba morrendo de qualquer jeito, então isso pouco importa.


 O legal dessa série é que ela não fica fazendo muito rodeio em volta das coisas, ela já revela logo a base da trama e os mistérios vão acontecendo, mas são resolvidos de forma que não deixa a gente quebrando a cabeça, mesmo assim ela nos surpreende com a inteligencia e ação dos personagens. causa medo e é muito emocionante.

 CONCLUINDO...


 SUPER INDICO QUE TODO MUNDO ENTRE NO NETFLIX E ASSISTA ESSA SÉRIE AGORA MESMO!!!!

quinta-feira, julho 07, 2016

Leilão Habib´s

 Esse é um dos comerciais mais badalados do momento e muito original em minha opinião. Um leilão pra ver quem da menos na receita de um lanche, os interessados e ofertantes lembram o Ronald do McDonald´s, um Rei do Burger King e um Gênio do Habib's, que no final é o que ganha com seu lance de 3,90 e leva a receira do lanche pra vender em seu FastFood. Fico me perguntando, quanto valeria um hambúrguer de siri rs.

terça-feira, junho 28, 2016

Game Of Thrones

 Assisti estasiado ao último episódio da 6ª Temporada de Game Of Thrones aqui no Brasil, e foi simplesmente do caralhooooooo! (Para quem não sabe, isso quer dizer que foi muito legal e surpreendente).

 Todas as séries, principalmente quando chega lá pela 5ª temporada, tem um momento que parece que nada faz mais sentido, que a história já perdeu a graça, aquele momento morno que da vontade de dormir, ou aquele episódio que parece que foi feito apenas para encher linguiça. E Game Of Thrones não é diferente, porém esses momentos são raros e quando acontece a série sempre consegue surpreender nos últimos episódios e faz tudo ter valido a pena, além de mostrar que todos os episódios que Daenerys Targaryen esteve ausente, não foi atoa, mostra que por mais que tudo esteja fudido para Cersei Lannister, ela sempre consegue dar a volta por cima e sentar sua bunda incestuosa no trono de ferro, nos emociona quando Arya Stark ainda lembra quem ela é de fato e nos convence de que todas as visões e falas, inclusive a de Hodor fazem sentido, menos a de Melisandre.

 A cada final de temporada sinto mais vontade de ver a próxima e não me arrependo de ter começado a acompanhar essa série grandiosa e fantástica, pois sempre que começo a assistir uma série, fico me perguntando se vou conseguir continuar assistindo até o fim na mesma empolgação do começo, ou se devo largar ela pela matade, afinal não são todas as séries que conseguem prender a minha atenção, e como sou muito prático, simplesmente deixo de ver porque não pretendo gastar temporadas da minha vida vendo uma porcaria. Mas GOT (Que é a abreviação de Game of Thrones), conseguiu com certeza me conquistar e superar minhas expectativas. Para mim, além de uma divertida e intrigante forma de lazer, me distraí bastante enquanto faz eu pensar em tramas e teorias possíveis para solucionar os mistérios da aventura.

 Qualquer pessoa que pesquisar Game Of Thrones na internet vai ver que é uma série de sucesso, uma das mais assistidas, uma das melhores do mundo, ótimas críticas e etc. Mas o que eu gosto mesmo é do clima mistico e medieval, de como cada personagem evoluí e tem uma história de passado que os fizeram ser o que são. Todos ali tem uma razão, um motivo, e como qualquer ser humano digno ou como Brienne de Tarth, não abandonam suas missões e seus valores tão facilmente, ou seja, não mudam da água para o vinho tão rapidamente assim como Theon Greyjoy, que bastou cortar seu pintão e ele já estava ali manso feito um cachorro do Ramsey ou o príncipe Tommen Baratheon, ou devo dizer Lannister, que uma hora é influenciado pela sua mãe depois por Margaery Tyrell e por fim se mata.

 Enfim, esse monte de referencia aí em cima foi só pra me exibir e mostrar que eu assisto mesmo a série e sei das coisas que acontece, também quis ser um pouco engraçado e irônico em algumas partes, então se você não assiste a série, trate de assistir para entender, e se você asiste pode SIM dar risadas ou falar mentalmente: Que cara idiota! kkk, ou pode até falar verbalmente mesmo, mas se você falar na frente do computador vão confundir você com o O rei louco, Aerys Targaryen, e nesse caso é melhor tomar cuidado pois o Regicida Jaime Lannister pode aparecer para te meter uma espadada nas costas, apesar que agora que ele está sem uma mão pode dar tempo de você se esquivar e... Enfim.

 Se você ainda não começou assistir essa série, assista, antes que a Lyanna Mormont, te olhe com uma cara de "Que merda é essa que você está fazendo que ainda não começou assistir GOT?". Pois Ainda da tempo de ver todas as temporadas antes de sair a 7ª no Ano que Vem. Uhuuuuu! E alias, o inverno finalmente chegou! - Uma demora do caramba pra chegar essa porra!
 

domingo, junho 26, 2016

Nivea Viva Rock Brasil

 Eu fui no último show do Nivea Viva Rock Brasil - Uhuuuuuu! E achei super legal a apresentação, a iniciativa social e cultural da empresa e as músicas que eles escolheram para tocar, embora eu gostaria que tocassem muito mais, mas acredito que agradou um pouco de cada público fã do Rock Brasileiro que presenciou esse belíssimo evento.

 Esse Show, que na verdade foi o último de uma turnê, fez parte de um projeto da Nivea, chamado Nivea Viva, que além de divulgar a marca pretende contar a história da música e pelo menos até agora veio homenageando o nosso país e sua cultura.

 A Nivea, que é uma marca global de uma empresa de origem alemã, cujo o nome vem de uma palavra Grega que quer dizer "Branca como a Neve", já homenageou a cantora Elis Regina em 2012, Tom Jobim em 2013, O Samba em 2014, e o Tim Maia em 2015, embora eu não lembre de nenhum desses eventos, a empresa decidiu, esse ano, celebrar o Rock Brasileiro através de músicas influentes em suas épocas e nos dias atuais, e os interpretes das canções eram cantores populares e consagrados, principalmente entre o público Cult e mais velho, como Paula Toller (Não Paula Fernandes, seus ignorantes), Nando Reis, Marjorie Estiano, Paralamas do Sucesso, Rodrigo Suricato (Um cantor que descobri atualmente nesses programas de Reality Show da Globo, mas que já tinha uma carreira anterior), Dado Villa-Lobos (E não dado Villas-Boas, Seus ignorantes), e muito mais cantores, que eu até me esqueci o nome, mas serão bem representados pela abreviação conhecida como ETC.

 O show foi super legal e empolgante, os cantores no palco pareciam estar bem entrosados e divertiam-se enquanto interpretavam os seus maiores sucessos e de outros cantores como Rita Lee, Raul Seixas, Cazuza e mais uma vez ETC. Lembrando que a Marjorie Estiano (E não ano passado, seus ignorantes), entrou para substituir a aclamada cantora Pitty, e como eu sou fã da Marjorie, apesar de achar ela horrível na roupa branca, ao qual finalizou a apresentação, adorei ver ela cantando e brisando feito doida no palco, mas muita gente que esqueceu dela depois da "vagabanda" de malhação, não curtiram muito, porém eu adoreiiiii... Lógico que amo Pitty também, qualquer dia ainda quero ver o show dela.

 Quero que tenha muito mais eventos como esse, de preferencia uma vez por mês e com muito mais músicas e sempre gratuito!!!



quarta-feira, junho 22, 2016

quinta-feira, junho 16, 2016

FaLaNdo SoBre O que é E como ser Cult.

 Um amigo meu, disse-me que gostaria de ser mais CULT, pois sentia-se deslocado nos meios sociais, sempre ficava sem assunto quando estava em grupo e não possuía muitas referencias. E toda vez que nos encontrávamos eu ouvia ele reclamando dessa mesma coisa, entre outras: Que queria ser mais cult, saber mais das coisas, entender melhor os assuntos... Foi aí que resolvi perguntar para ele: O que é cult, afinal? E para minha surpresa, nem ele soube responder com propriedade sobre o assunto. Mas essa curiosidade me fez levantar uma pesquisa sobre o que é de fato ser cult - Então se você também está interessado em saber sobre isso, embarque no meu Plunct! Plact! Zum! E vamos desvendar mais esse mistério.


Primeiramente descobri que a palavra CULT é de origem inglesa e quer dizer CULTO em português. Isso mesmo, e eu não estou falando de nenhum culto religioso. A palavra CULTO ou CULTA, refere-se as pessoas que tem CULTURA. Mas eu também não estou falando de qualquer cultura, para a pessoa receber o título de CULTO, precisa ter conhecimento das culturas em maior evidencia, e as culturas que ficam em maior evidencia, são sempre aquelas que servem de referencia, as mais complexas que exigem um esforço mental mais avançado e elaborado, que fazem refletir, repensar e proporcionem experiências transformadoras em nossa mente. Uma pessoa CULTA, também é aquela que conhece muitas culturas diferentes, conhece as línguas de algum país que não seja o seu, os valores de outros povos e consegue entender o que é importante para outras sociedades além da sua. Enfim, uma pessoa CULTA é aquela que sabe compreender bem a complexidade das produções do ser humano, dos seus símbolos, códigos, sinais, modo de pensar, agir e etc. E tem conhecimento suficiente para saber criticar e verificar se uma coisa tem valor cultural significativamente original e inspirador ou não.


 Então já sabemos que CULT é uma palavra usada para designar pessoas CULTAS, que possuem tanto um raciocínio lógico, quanto um sensibilidade mais apurada para entender as coisas. Cult são pessoas inteligentes, criticas, que conseguem entender o que estão vendo e são capazes de dar uma opinião relevante, original, esclarecedora, transformadora ou impactante sobre um assunto.


Também é colocado sobre os limites do termo CULT, os conteúdos e produtos que as pessoas cultas consomem. Aqui estou falando de uma grande variedade de coisas que podem ser designadas como CULT. Posso falar, por exemplo, de filmes, livros e séries cult, que são aqueles com um conteúdo mais elaborado, geralmente fora do meio comum. Os CULT não estão interessados prioritariamente em coisas comuns, eles buscam qualidade, originalidade, detalhes, referencias que eles podem levar para vida, buscam significados, sensibilidade, delicadeza, experiências únicas que essas obras podem trazer. Por isso, muitos filmes, séries e livros, depois de terem sido lançados tempos atrás, continuam sendo apreciados por muitos CULT que até formam grupos, comunidades e assim continuam trocando informações e retirando referencias dessas obras para suas vidas.

 Pessoas CULT, quando se trata do estilo de vida, geralmente buscam coisas alternativas, fora do comum, coisas que as fazem sair da zona de conforto, assim deixando suas mentes sempre ativas. Suas roupas tem estilos alternativos, fora do básico e trivial, seus cortes de cabelos geralmente são diferentes, seus acessórios são simbólicos e exóticos. A forma de se alimentar da pessoa CULT também pode ser bem alternativa, muitos abominam o consumismo exagerado das sociedades capitalistas e optam por comeram somente o básico, as vezes apenas alimentos orgânicos. Não regulam seu corpo conforme a sociedade exige, mas conforme o seu bem estar, por isso a maioria cult procura praticar atividade saudáveis e de equilíbrio, como yoga, corridas, ciclismo, para estar em sintonia consigo mesmo. Porém para a pessoa cult nada é obrigatório, tudo na verdade tem que fazer sentido, ou o cult age mais pela razão das coisas ou pela sensibilidade e poesia dos atos, então as vezes ele pode usar uma flor na cabeça simplesmente porque aquilo lhe trás alegria, lhe inspira, ou ele pode ser prático e não usar nada, simplesmente porque acha mais coerente e fácil viver com menos adereços. O CULT é uma pessoa original e cheia de particularidades que fazem sentido para ele, e que são reflexo de suas referências culturais. Ou seja, quando vemos uma pessoa num estilo muito comum, podemos deduzir que ela está indo de acordo com o que a maioria da sociedade vai, são alienados. E quando encontramos pessoas diferentonas, no modo de agir, se vestir, podemos cogitar a possibilidade dela ser CULT.


Tornar-se um CULT é mais fácil do que imaginamos. Primeiramente saiba que você não precisa agradar a todos, apenas respeitar os outros e SER VOCÊ MESMO. Isso aí, o segredo para você ser um cult é viver entendendo as concepções das diversas culturas e sociedades, mas ENCONTRAR A SUA IDENTIDADE, ou seja, LEIA BONS LIVROS, aqueles que mudaram e revolucionaram o mundo e a forma de pensar das pessoas. CONHEÇA PERSONALIDADES HISTÓRICAS, isso é importante porque você vai perceber que muitas pessoas que antes eram vistas como loucas, por serem diferentes e originais, acabaram se tornando peças chave para a evolução do ser humano. ASSISTA BONS FILMES, não fique apenas nos padrões Hollywoodianos, procure filmes mais conceituais, como por exemplo os que são indicados ao Oscar, já é um bom começo, eles tem um padrão de qualidade melhor do que os filmes comuns feito apenas para render bilheteria, e divertir a população. PROCURE SE INFORMAR e saber bastante coisas sobre os assuntos que você ama, ou seja, se você gosta de teatro, saiba mais sobre o assunto, se você gosta de construções antigas, saiba mais sobre engenharia, enfim, se aprofunde nos assuntos que ama e de vez enquanto descubra coisas novas e assuntos novos para conhecer. ALIMENTE-SE COM QUALIDADE, procure alimentar-se primeiramente para manter-se saudável e sempre que achar necessário busque o prazer dos alimentos, a poesia do preparo e apresentação dos pratos, seja cuidadoso e procure SABER COZINHAR BEM, pelo menos um ou outro prato. CONTROLE SEU CORPO, faça exercícios do seu agrado, deixe o seu corpo refletir o que você é de verdade, não aja por impulsos a não ser que essa seja sua maneira de viver a vida, se não for, procure colocar significado em seus movimentos e atitudes. REFLETIR SOBRE SEUS ATOS. ABSORVER BOAS INFLUENCIAS. QUESTIONAR INFORMAÇÕES. 

 Enfim, basicamente não existe uma fórmula única para ser CULT, mas sim, diversas maneiras de se tornar um, pois cada um trilha o seu caminho cujo o principal é adquirir conhecimento. Porém todos nós sabemos que não tem como saber de tudo, por isso é considerado também como CULT, pessoas que se dedicam em um determinado campo do conhecimento, alguns gostam de Ficção Cientifica, Coisas sobre Super Heróis porque acreditam que toda a trama que envolvem esses heróis trazem mensagens de vida para as pessoas. Pessoas que gostam de teatro, desenho, cinema, literatura, música... Enfim, são pessoas que focam em suas paixões em especial, mas sempre estão abertas as coisas em volta. Pois quando você tem um objeto de estudo mais profundo, você pode falar com mais propriedade sobre aquilo e nunca ficará sem assunto em grupos relacionados as suas preferencias.

 Existem vários sites que buscam ensinar as pessoas a serem ou parecerem cult, mas é preciso que você mesmo estude e busque suas próprias referencias, não busque tudo mastigado. procure pela origem das ideias, dos significados, das coisas e assim será cada vez mais CULT

 Assim eu concluí que, ser CULT é Conhecer as coisas, Refletir, Sentir, Ser Original, Ter Opinião, Boas referencias, Questionar, Ser capaz de agir e não apenas reagir e muito mais que eu ainda não sei, mas espero saber cada vez mais. 

domingo, junho 12, 2016

Curta o amor. SEM BAD

Nesse dia dos Namorados, curta o Amor sem BAD... Até para os SOLTEIROS!!!

domingo, junho 05, 2016

C&A Dia dos Misturados

MISTURE, OUSE, EXPERIMENTE



 Ano Passado a marca que surpreendeu com um comercial revolucionário de dia dos namorados foi a empresa O Boticário. Nesse ano a empresa que finalmente resolveu reconhecer publicamente que existe mais de um tipo de relacionamento afetivo, foi a C&A
 A proposta da empresa foi interessante, divertida e apropriada para os tempos atuais, já que as pessoas estão mais evoluídas e não estão presas a paradigmas do passado, inclusive muitos que não tem praticamente sentido agora... Opa! Peraí... Nem todo mundo está tão evoluído assim. O comercial gerou grande polemica, principalmente atingindo uma pessoinha ignorante, mas infelizmente pública, que fez um vídeo dizendo que é a favor da família tradicional. Essa pessoa que nem merece ser nomeada e nem sabe o que é tradicional ou não, disse isso porque o comercial sugere uma troca de roupas entre homens e mulheres, mostrando que não tem mais aquela definição antiquada de roupas especificas para certo tipo de gênero, a pessoa tem que vestir-se como quiser, e na minha opinião pode até ficar pelada e sem nada, pois o fato é que com os alimentos ficando cada vez mais caros, as pessoas não vão ter dinheiro pra comprar roupa, então que andem pelados ou enrolados em tecidos, sei lá eu.
 Enfim, na minha concepção o comercial foi bem interessante porque trouxe essa nova proposta de visão para a população. E quem quiser misture-se e quem não quer, fique na sua vibe em paz e de boa. Muito bem... Obrigado!

domingo, maio 29, 2016

Abertura: As Aventuras de Jhordy

 JHORDY nasceu no corpo de um cachorro, mas ele é um URSO POLAR. Essa série de vídeo criada pelo artista de nome artístico Flávio Dourado, vem nos mostrar como é legal ser diferente e pretende quebrar com os paradigmas sociais que geram preconceito, afinal quando se trata de ser humano o certo é ser feliz. Confiram A Abertura dessa nova e alucinante série do Youtube!

terça-feira, maio 10, 2016

Oreo - Recheado de Maravilhas

 Oreo, um biscoito de fama mundial, que está incluído na grande lista de alimentos da Mondelez, a mesma que produz tang, trakinas, bis e muitas outras coisas gostosas que amamos consumir. Enfim, o Oreo a muito tempo vem esbanjando fofura com seus comerciais, e no Brasil lançou uma campanha que estimula nossa imaginação. Esse comercialzinho fofo já havia sido apresentado em outras partes do mundo, e o cativante e original jingle da propaganda tem versões em vários idiomas. Confira a versão brasileira, ao qual eu amo ouvir.


terça-feira, maio 03, 2016

sábado, abril 30, 2016

Falando sobre... Música Acústica

 Muitas pessoas me perguntam que tipo de música eu curto, e na realidade eu nunca sei dizer com exatidão, apesar de eu curtir muito bandas e músicas alternativas, eu ainda ouço outros tipos de ritmos e sons diferentes. Porém se tem uma coisa certeira é que gosto muito de música acústica, me agrada a sonoridade dos instrumentos quando não estão conectados e modificados pela tecnologia.


 Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o termo acústico, quando trata-se de música, se refere principalmente à instrumentos não virtuais, e que não sejam conectados a meios eletrônicos. Em alguns shows e apresentações acústicas, podem ser utilizados aparelhos tecnológicos para amplificar o som natural dos instrumentos tocados, mas os meios eletrônicos são usados apenas para ampliar o som e não produzir som.


 Antigamente não existia essa separação entre instrumentos acústicos e não acústicos, simplesmente porque não havia tanta tecnologia para produzir sons digitais diferentes e variados. Isso não quer dizer que eu ache os sons virtuais ruins, apenas gosto bastante dos acústicos e dentre os instrumentos que mais aprecio, está o violão e o piano, por isso mesmo que eu pratiquei um pouco dos dois instrumentos, embora não seja profissional em nenhum dos dois kkk.

sexta-feira, abril 15, 2016

Falando sobre... MISANTROPIA

 Ultimamente ouço falar muito de MISOGINIA, que seria uma palavra de origem grega que tem como definição o ódio e repulsa pelas mulheres, esse ódio sem motivo por mulheres é considerado uma doença psicológica e o assunto vem sendo levando cada vez mais nestes dias por conta das campanhas contra a CULTURA DO MACHISMO, que visa mudar a ideologia SEXISTA favorável ao sexo masculino em nossa sociedade. Além disso continuamos tratando de assuntos como HOMOFOBIA, que é o ódio agressivo, doentio, preconceituoso e irracional sobre os homossexuais, incluindo lésbicas, transexuais, bissexuais. E XENOFOBIA, que é a repugnância, raivosa, o medo e intolerância sobre estrangeiros.

 Todos esses tipos de ódios que já foram identificados e definidos, como percebemos, é algo que considero dentro da categoria dos problemas psicológicos, porque basicamente tudo está na cabeça da pessoa. E é triste porque nesse caso observamos que existe uma aversão de pessoas sobre outras pessoas, que no fim das contas tem mais semelhanças entre si do que diferenças. Então fiquei pensando e dando uma pesquisada e descobri que ainda existe um ódio maior. VEJA SÓ QUE LOUCURA !!! A MISANTROPIA, é um ódio que uma pessoa pode ter por toda a HUMANIDADE, isso mesmo que você acabou de ler, hu-ma-ni-da-de. Ou seja, isso é alguém que odeia o mundo inteiro. Uma pessoa que não suporta ver a cara de outras pessoas. QUE BRISA LOUCA.

 Logicamente que a palavra MISANTROPIA pode se referir de alguma maneira as pessoas que simplesmente não se sentem bem nos meios sociais, preferem ficar longe de outras pessoas, por acreditarem que seus valores são diferentes, ou que a sociedade está organizada de uma maneira que não lhe agrada, e até mesmo pode lembrar a depressão, onde a pessoa perde o interesse por tudo, mas nesse caso vale a pena lembrar que o misantropo, é o tipo de pessoa que se isola por opção, com indignação, repulsa e revolta com outras pessoas, é o verdadeiro anti social. Ele age na maioria das vezes por raciocínio e lógica e não tanto por ondas de sentimentalismo e melancolia como na depressão.

 O misantropo chega a ter tanto ódio da humanidade que pode até mesmo ter ódio de si próprio, podendo em muitos casos até cometer suicídio e quando não, pode agredir e matar outras pessoas, com atitudes horrendas mas geralmente bem planejadas, pois a mente deles na maioria das vezes é muito brilhante. Por serem muito reclusos gastam a maioria do tempo lendo, estudando, criando teorias, planejando algumas coisas e etc. Nunca se sabe o que pode surgir da mente de um misantropo.

 Eu sei que na vida devemos ter liberdade, e muitas vezes temos raiva de outras pessoas, da maneira como elas pensam, as vezes achamos que todas são idiotas e que construíram uma sociedade mais idiota ainda, mas não somos os únicos que pensamos assim, todo mundo tem um momento de revolta e quer ir pelo caminho mais simples, bancar Deus, se é que ele existe, e destruir a humanidade. Porém não é assim que as coisas funcionam, nós precisamos um do outro, nossa espécie ainda necessita manter-se unida, por isso temos que nos comunicar e fazer esse esforço para nos relacionarmos. Eu mesmo as vezes me considero um pouco anti social, mas na verdade depende da sociedade em que quero interagir, o mundo é grande, se não tem um grupo que não gosto eu busco outro, e se não encontro nenhum, prefiro ficar sozinho e tranquilo, sem ter ódio dos outros, apenas achando eles um pouco idiotas, pois a única regra que deve ser respeitada em absoluto é: Não viole a liberdade do outro, por isso esses pensamentos de ódio contra as pessoas e a humanidade, devem ser tratados, para que a pessoa não cometa um crime contra a liberdade do próximo. Você pode não concordar com certas atitudes de outras pessoas, pode até querer se afastar, e está dentro do seu direito se manifestar sem agressão, debater, falar sobre o que pensa, mas jamais deve agir de maneira a ferir, matar, atrapalhar, constranger outra pessoa em função de seus ideais que não são os mesmos que os de outro.

 VIVA E DEIXE VIVER!




sexta-feira, março 25, 2016

Falando sobre fazer acontecer

 É sempre bom ter muitas ideias e planos, refletir antes de agir, porém reflexão sem ação não tem resultado nenhum, nunca vai servir para nada. Eu acredito que sou capaz de muitas coisas, mas muitas vezes o medo e a falta de esquematização para por meus planos em prática me faz desistir, a insegurança e temor de falhar.

 Mais uma vez eu li um texto que veio nos cadernos da tilibra - Sim, eu costumo ler as dicas dos cadernos, e de alguns livros e etc. - e acabei me inspirando e tomando para mim aquelas palavras como forma de me organizar melhor para colocar meus planos em prática, e na intenção de que sirva de sugestão e inspiração para muitas pessoas, divulgo agora aqui no meu blog as dicas.

20 CAMINHOS PARA UM EFETIVO ACONTECER


1 - Visualize com detalhes, como se tudo já estivesse realizado. 
Imagine com detalhes o estado desejado. Essa imagem cristalina é algo que irá naturalmente orientá-lo quanto ao que deve ser feito (como começar etc.). 

2 - Dê rapidamente o 1º passo. 
Confie nos "lampejos" que você tem. Se você sente confiança interior (não pense em explicar) aja sem hesitação e dê o primeiro passo. A natureza fará a seqüência acontecer (outros passos seus e de outras pessoas que você toca no primeiro movimento). 

3 - Faça tudo "de corpo e alma". 
Não seja "morno" "fazendo por fazer". Até o "impossível" se torna possível quando nos envolvemos integralmente. 

4 - Faça tudo com muita boa vontade e prazer. 
As probabilidades de dar certo aumentam tremendamente quando fazemos tudo com a mente alegre. 

5 - Seja otimista. 
Não se deixe influenciar pelos cínicos e pelos pessimistas. Ajude a construir o ideal, a cada dia dando o passo do dia. 

6 - Concentre-se nos seus pontos fortes. 
Ao invés de se deixar bloquear por eventuais pontos fracos, ancore-se no que você tem de melhor. 

7 - Concentre energia. 
Evite desperdiçar energia fazendo as coisas "de forma picada", ou começando muitos projetos sem nada concluir. 

8 - Decole e vá aperfeiçoando em pleno voo. 
Planeje o suficiente. Evite "afogar-se" em planejamentos que nunca terminam ou planos que nunca saem do papel. 

9 - Esteja sempre focado na busca de soluções. 
Use sua energia na busca de soluções ao invés de desperdiçá-la lucubrando somente sobre problemas. 

10 - Crie condições favoráveis. 
Procure trabalhar as barreiras positivamente até que elas se enfraqueçam ou desapareçam ao invés de tentar atravessá-las à força. 

11 - Seja natural. 
Não seja derrotado pelo "excesso de esforço". Faça o que tem que ser feito e mantenha a tranqüilidade interior. Dê espaço para a natureza também fazer a sua parte... 

12 - Pense sempre nos riscos e nas recompensas. 
Não se deixe imobilizar pelos riscos. Equilibre-se sempre tentando visualizar as recompensas possíveis. Uma vez que o balanço lhe pareça equilibrado, aja conforme sua intuição. 

13 - Neutralize os "palpiteiros inconsequentes". 
Não se deixe influenciar por "opiniões" irresponsavelmente colocadas pelos outros. Aprenda a distinguir conselhos sábios, bem intencionados de comentários "rotineiramente" jogados pelas pessoas. 

14 - Evite lucubrar. 
Não desperdice energia lucubrando demais, principalmente se forem especulações negativas. Ao invés disso, comece a caminhar, mesmo através de um pequeno passo. 

15 - Seja transparente. 
Nem sequer pense desonestamente, pois isso drena sua energia. (Já imaginou quanto de energia gastamos, para "proteger" a mentira contada ontem?). Ser transparente multiplica energia. Energia que faz acontecer. 

16 - Seja generoso. 
"A generosidade move montanhas". As coisas fluem melhor à sua volta porque a generosidade faz agir. "Picuinhas", ao contrário, imobilizam as pessoas. 

17 - Aja sempre numa postura ganha-ganha. 
Evite a postura do tirar vantagem de tudo. Aja pensando em benefícios para todos. As coisas passam a acontecer com mais fluidez. 

18 - Confie 100% em sua força interior. 
Fazer acontecer exige fé. Principalmente em si mesmo. É essa convicção que o deixa solto para fazer o que é necessário. 

19 - Busque excelência, sempre. 
Um fazer acontecer efetivo deve sempre estar ancorado na busca do melhor, do perfeito, do ideal. Quão próximos chegaremos à perfeição é outra coisa. O alvo, porém, deve sempre ser a perfeição. 

20 - Chute acomodação e "imobilismo" para longe de você. 
A capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda. Não se acomode. Procure sempre melhorar seu próprio recorde

quarta-feira, março 16, 2016

Antropologia Estuda O Que Afinal? E um pouco sobre Cultura.

 Sempre tive interesse pelas ciências humanas, pois a sua maior preocupação é nos entender, afinal somos seres muito importantes, capazes de mudar o ambiente a nossa volta e alterar a natureza das coisas, essa fato para mim já é algo bem fascinante para ser estudado. E qual ciência seria mais humana que talvez a própria ANTROPOLOGIA? Ela é quase um "mix" de todos os outros campos de estudos referente ao ser humano. Estuda como nós pensamos, como agimos, criamos, produzimos, nos relacionamos e etc. Portanto, dentro dos termos da antropologia encontramos objetos de pesquisa da Arqueologia, Psicologia, Sociologia, Economia, Politicologia e um pouco de todas as ciências que se relacionam de alguma maneira com o ser humano.

 Bem, a princípio eu pensei: "Porque criaram uma ciência preocupada com coisas que na verdade outras ciências já se preocupam?"... Mas depois de fazer algumas pesquisas eu concluí que a antropologia tem suas particularidades e seus objetos específicos de estudo que geralmente as outras ciências não estudam com prioridade, e a antropologia é uma dessas ciências que junta todos os aspectos que as outras costumam desenvolver separadamente, e isso faz muito sentido, porque não adianta de nada desenvolver vários conhecimentos se no final das contas não for juntar tudo para ter um visão ampla do ser humano para entender como funcionamos por completo.

 Mas vou explicar o que a antropologia estuda afinal, e pretendo ser bem conciso na medida do possível e efetivo em minhas palavras, por isso vamos começar entendendo o que significa o termo ANTROPOLOGIA, pois já sabemos que conhecer a origem das palavras ajuda muito a entender a coisa ao qual ela se refere.


A ORIGEM DA PALAVRA

 ANTROPOLOGIA  não é apenas uma palavra, é um termo de Origem GREGA, união das palavras:

 
ANTROPOS = HOMEM.    +  

LOGOS = RAZÃO, ESTUDO, LÓGICA.

 OU SEJA : "ESTUDO DO HOMEM"

 Ela está preocupada em estudar o SER HUMANO, quanto ESPÉCIE BIOLÓGICA, ou seja, nos compreende como um animal da ordem dos primatas, subordem dos antropoides, na família hominoidea, no gênero dos hominídeos, como a espécie Homo Sapiens. E também estudar o homem como UM SER DE CULTURA, com comportamentos e modos de ser ALÉM DOS CONDICIONAMENTOS DA NATUREZA. 

 Portanto o objeto de Estudo da ANTROPOLOGIA é o SER HUMANO. Mas nós somos entendidos de dois pontos de vista diferentes, como um SER NATURAL e um SER DE CULTURA, essas duas dimensões do nosso ser é o que somos integralmente.

 Natural é o que somos e cultural é o que fazemos. Diferente dos outros animais, possuímos uma grande capacidade de arquivar memórias e refletir sobre elas com a nossa razão e chegar a certas conclusões. Essa capacidade nos distancia da natureza comum, pois os animais agem por instinto, já os seres humanos por exemplo podem conter seus instintos por algum outro valor maior, porque somos capazes de criar valores, ideias, coisas e isso é a nossa cultura. Um HOMEM civilizado não vai entrar em um açougue e rasgar um pedaço de carne na boca, por mais que esteja com fome, ele vai ir contra seus instintos animais e levar a carne até a sua casa e prepará-la assada em um forno, porque a sua cultura, seu conhecimento, seus valores o instruíram a se alimentar assim:" A carne crua pode conter germes e isso pode me fazer mal" é assim que ele pensa e por seus pensamentos, os seres humanos criam culturas, formas e hábitos de viver que fogem de sua real natureza. Já um animal carnívoro qualquer tem capacidades limitadas em relação ao ser humano, se ele estiver com fome e possuir acesso livre a um açougue, provavelmente agirá por instinto e comer toda carne que puder, sem se preocupar com bactérias e outras diversas coisas.

 Enfim, agora que entendemos bem a diferença do SER NATURAL e CULTURAL, podemos entender melhor o que a antropologia estuda. Afinal o ser humano tem esses dois aspectos dentro de si. E diante dos estudos sobre o homem natural, a antropologia se preocupa, por exemplo, em entender o que é natural a todos os seres humanos em comum, e o que de natural ainda existe no ser humano moderno contemporâneo. E sobre o homem cultural, a antropologia estuda a diversidade inerente ao ser humano, ou seja, as diversas formas que o homem desenvolve sua cultura, pois como eu já disse, a cultura é o que criamos, o que entendemos, baseado em nossas conclusões e valores, porém cada pessoa pensa de uma maneira diferente, isso acaba gerando grupos e sociedades bem diferentes, com religiões diferentes, roupas diferentes, maneiras de comer diferentes, etc. Tudo isso a antropologia estuda, porque nenhuma cultura é inferior a outra, apenas tem uma lógica diferente de existir.