sábado, maio 30, 2015

System Of a Down


 
Esse é o nome de uma das mais conhecidas bandas de metal rock deste século, ou pelo menos é o que observei, afinal sempre ando por aí e vejo vários garotos usando camisetas pretas com estampas escrito System of a Down.

 Não vou escrever aqui fatos sobre a banda System Of a Down do tipo que podemos encontrar facilmente em sites de busca e informações como o Google e o Wikipédia, até porque quase todas as bandas começam da mesma maneira, tocando em garagem, daí um amigo conhece o outro, um membro morre e e entra outro no lugar, enfim... vou falar o que penso em relação a banda System of a Down na minha visão e como me sinto quando ouço suas músicas.

 A primeira coisa que notei é que o nome da banda significa "queda de sistema" e como imagino que o sistema seja toda essa trama social em que vivemos, onde a classe dominante dita as regras que a grande massa segue de forma alienada e isso infelizmente pode me incluir também, System Of a Down de fato me surpreendeu quando percebi que suas letras realmente eram bem criticas politicamente falando, assim mostrando que não existe uma alienação na mente dessa banda e sim uma consciência que nos estimula a ser conscientes também. Porém se você for traduzir as letras encontrará um pouco de dificuldade, pois elas apresentam uma ordem de palavras um pouco enigmática e até poética, por exemplo: Eu gosto da música "Chop Suey!" uma das mais queridas e conhecidas da banda, mas em um trecho dela canta assim:

Wake up (wake up)
Grab a brush and put a little make up
Hide the scars to fade away the shake up
(Hide the scars to fade away)
Why'd you leave the keys upon the table?
Here you go create another fable

 E a tradução para esse trecho ao qual é cantado tão rápido que eu nem consigo acompanhar, seria:

Acorde (acorde)
Pegue uma escova e coloque um pouco de maquiagem
Esconda as cicatrizes para diminuir o impacto
(Esconda as cicatrizes para diminuir)
Por que você deixou as chaves sobre a mesa?
Ai vai você criar outra fábula

 Viram só, a tradução é bem subjetiva e ao mesmo tempo fica um pouco mais clara quando lembramos que eles são os System Of a Down e basicamente adoram fazer criticas ao sistema e nos inspirar a não cair nas armadilhas sistemáticas que nos são impostas a todo momento. Então conseguimos entender que nesse trecho por exemplo esse "ACORDE!" logo no início da música, já nos diz para despertar e abrir os olhos para essas coisas loucas que tentam nos enganar. 

 Enfim... Eu gosto do SOAD porque simplesmente eles tem aquele toque de revolta e aquela coisa eloquente e criativa que acho que toda banda de rock deveria ter, mas ao mesmo tempo eles são maduros e o aspecto dos caras da banda são bem divertidos e nada invocados, como podemos imaginar na maioria das bandas de rock. E realmente não sinto nada de agressivo nessa banda, mas sim de revolta e vontade de criar uma geração de pessoas conscientes de que podem pouco a pouco ir derrubando o sistema, cada um a sua maneira. 

 O perigo disso tudo, aparentemente não muito nocivo, são alguns adolescentes problemáticos e revoltadinhos com tudo no universo que não sabendo canalizar essa revolta e nem identificando o motivo da mesma, podem muito bem usar as musicas do System para justificar sua agressividade sem sentido e até cometer alguns absurdos exagerados contra a sociedade e contra seu próprio corpo as vezes, sem pensar direito, simplesmente pelo impulso de revolução que as músicas querendo ou não inspiram.  Mas como eu digo: É bem melhor um adolescente problemático ouvindo System do que ouvindo algum tipo de forró ou sertanejo universitário.

 Quando ouço System Of a Down simplesmente relaxo, e parece que me sinto livre. Não me causa um efeito revoltante e sim de paz de espírito, é como se a música guardasse alguns mistérios de como ficar mais atento, me lembra das formas e maneiras como os sistema quer nos controlar, então nesse instante eu tomando consciência dessas maneiras de prisão, eu não me sinto alienado, eu não me sinto preso, eu tenho opções e posso até entrar no jogo do sistema, mas tendo consciência disso tudo, posso tentar usá-lo ao meu favor e contra os dominantes ditadores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário