terça-feira, junho 30, 2015

Metamorfose Ambulante

  Essa música é auto explicativa, não precisa ter uma nível intelectual muito aguçado para entender a mensagem central dessa composição, porém quanto mais conceituada a pessoa for, melhor vai saber as dimensões que essa canção atinge e a profundidade filosófica das palavras embaladas por essa simples e suave melodia.

 Metamorfose Ambulante


Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Eu quero dizer
Agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela
Amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio
Amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha velha velha velha velha
Opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo


 Sempre que leio o título dessa música lembro do livro Metamorfose de Franz Kafka, que não tem muita relação, mas também pode trazer uma ideia de como as pessoas não estão acostumadas com as mudanças, a grande maioria vai negar, mas preferimos que as coisas sejam do jeito que queremos, vivemos na zona de conforto e quando a zona de conforto nos favorece o estranho pode nos causar revolta e repulsa. É assim, observando as pessoas que a classe dominante aprende a nos controlar. 
 
 Raul Seixas, uma cara muito maluco e mistico, falou mesmo que prefere ser uma metamorfose ambulante, do que conservar uma velha opinião formada sobre tudo. Isso é genial porque afinal de contas é praticamente transcendental. Mudar sempre e constantemente faz a pessoa evoluir com as novas experiências, quebrar as barreiras e sair da zona de conforto nos torna mais sábios, críticos e tolerantes com o que é de fato racional e coerente. Mudando sempre, aprendemos que muitos dos dogmas e tabus, das leis e opiniões públicas não fazem sentido algum. Mudar pode exigir um grande esforço para alguém estagnado no passado, mas nos leva a evolução.

 Quando ouço essa canção, ela me serve como lembrete para rever meus conceitos e valores, pensar se realmente o que eu priorizo vale a pena, eu vejo se estou me apegando a coisas sem sentido e que me prendem impedindo meu crescimento, minha mudança. 

quinta-feira, junho 25, 2015

segunda-feira, junho 15, 2015

As crônicas de gelo e fogo


 
Eu sou esse tipo super comum de pessoa que adora ler livro em série, mas que em um determinado momento da leitura fica se perguntando: Por que comecei a ler essa bagaça?! , contudo me dedico a terminar a série toda, do contrário ficaria com uma estranha sensação de algo incompleto. Engraçado que já deixei vários livros chatos de lado, mas as séries me fascinam, se eu gostar e terminar o primeiro livro, certamente vou devorar os outros. Está sendo assim com as Crônicas de Gelo e Fogo do autor Jorge R. R. Marttin, que algumas pessoas compararam com o Tolkien, mas isso para mim é um absurdo, os dois são bem diferentes e eu aprecio cada um a sua maneira.
 
 Fui apresentado a essa fabulosa série pela minha prima Lindriel Dracarys, ao qual também pode ter alguma ligação com os Starks, mencionados nos livros. Comecei assistindo a série adaptada para o canal HBO (Game of Thrones) e depois disso virou um vicio maldito, parece que eu penso como habitante de Westeros, que ando como um cavaleiro nobre a espera de uma guerra eminente. Sinto como se o inverno fosse chegar a qualquer momento.

 A série é alucinante, e nem vou me preocupar em ficar aqui fazendo um resumo dos livros ou explicando a trama da história toda, afinal tem um bocado de sites, blogs e vlogs, que já se ocuparam em fazer esse trabalho todo. Meu interesse aqui é indicar os livros e dizer que mesmo essas toras de papel sendo muito grossos, a pessoa consegue consumi-los em um tempo razoável que passará tão rápido quanto o verão. Eu por exemplo já estou no segundo livro e mesmo sem muito tempo para ler, sempre tiro um momento para mergulhar nesse universo.

 E se você planeja começar essa jornada agora, seja pelos livros ou pela série da HBO, tente fugir dos spoilers, eles podem desanima-lo a qualquer momento, e você vai descobrir que lendo esses livros você será suficientemente capaz de se desanimar sozinho, sem a ajuda de ninguém para lhe adiantar as tragédias deprimentes que se seguem por essas páginas sangrentas e frias.

 Enfim, já falei de mais, agora vou correr para terminar de ler o segundo livro, afinal como eu disse, eles são grossos pra caramba e quero terminar esse livro antes do Natal. Por isso Deixe-me apressar, pois o inverno está chegandoooo!!!
 

quarta-feira, junho 10, 2015

Toda Forma de Amor

 Dia dos Namorados. Como inovar nessa época tão manjada onde as pessoas parecem ter necessidade de demonstrar de alguma forma nada espontânea seu amor? 
 Pois bem, O Boticário inovou, pois trouxe em sua propaganda comercial imagens de diversos tipos de relações amorosas e teve o cuidado de não focar em nenhum dos tipos de relação, tanto a hétero quanto homo afetiva foram apresentadas de maneira iguais e justas. Esse comercial não fez uma critica aparente embora de maneira subentendida tenha demonstrado uma intenção obvia da bandeira de igualdade, o que se viu foi simplesmente uma empresa apresentando pessoas de verdade, o público alvo de seus produtos promocionais de dia dos namorados, que no caso eram casais de namorados. Porém por ser uma das primeiras empresas a apresentar de maneira natural algo que realmente deveria ser tratado com naturalidade, mas infelizmente ainda não é, impressionou muitas pessoas ignorantes ou não. Mas é assim que caminha a humanidade. Igualdade, sem foco e sem diferença pra nenhum dos lados, somos todos humanos, todos apaixonados e todos merecemos ser idiotas uma vez no ano e nos forçarmos a presentear a pessoa amada.
 Não posso deixar de lembrar da maravilhosa escolha para trilha sonora do comercial, que é a melodia da música: Toda Forma de Amor, composta por Lulu Santos, onde um trecho que representa bem o momento diz:

E a gente vive junto
E a gente se dá bem
Não desejamos mal a quase ninguém
E a gente vai à luta
E conhece a dor

Consideramos justa toda forma de amor

 Viu só! Por isso esse comercial merece meus elogios em vários aspectos. Espero que apreciem também.

domingo, junho 07, 2015

19ª Parada Gay de São Paulo

 A Parada Gay em São Paulo é considerada a maior desse gênero no mundo inteiro. Caracas! Acabei de ler isso aqui nas minhas pesquisas pela internet... (Viu só, internet não é algo tão diabólico assim, como minha avó costuma dizer, tem conteúdos interessantes). 

 Enfim, eu tô aqui para falar da Parada Gay 2015, ao qual gerou bastante polêmica porque dizem que apareceu por lá um Jesus no corpo de mulher (Coisa que artisticamente achei muito válido e ousado, gostei). E também tem as críticas das pessoas que dizem que a parada Gay perdeu sua essencia e sua missão real, combater a homofonia e exigir igualdade de direitos sociais aos homossexuais e etc. 

 Na minha opinião o clima da parada é de festa e balada, portanto não tem lógica nenhuma ficarmos parados e com expressões de revolta. Se tem música e agitação temos que dançar e descontrair mesmoooo. Porém a principal preocupação do público LGBT, é em relação a algumas pessoas que costumam fazer orgias sexuais nas ruas e isso acaba dando uma interpretação ruim sobre o evento, porém temos que ser racionais e lembrar que essas putarias também acontecem em muitos outros eventos como o carnaval por exemplo (E o engraçado é que o carnaval todo mundo acha legal), portanto a putaria não é um caracteristica só da Parada Gay é um constante em todo grande evento onde as pessoas brincam nas ruas e bebem de mais e tem toda aquela aproximação física, sendo assim se você pensa que a parada é lugar que rola a maior putaria, está certo também, mas é lugar de diversão e luta pelos direitos acima de tudo, afinal estamos nos apresentado para o mundo, a nossa quantidade e força, nesse caso mesmo que muitos estejam apenas pela diversão, conta e muito, mostramos que existimos e também queremos ser representados no governo e exigimos nossos direitos, porque simplesmente somos iguais. Agora se quisermos um evento sério, podemos marcar algo sem nenhum trio eletrico e sem nenhuma música de balada. A intenção da balada creio que seja protestar e se divertir.

 Penso que para amenizar essa fama ruim sobre o evento a organização da parada poderia fazer uma reunião séria antes mesmo das músicas começarem para conversar de forma clara e objetiva com o povo presente, falando sobre o quadro da questão homoafetiva aqui no Brasil, quais os principais problemas, as vitórias que alcançamos e expondo de maneira simples o que ainda precisamos alcançar para ter nosso respeito estabelicido. Dessa maneira ficamos avisados e cada um a sua maneira vai se propor a manifestar-se da forma que acha mais apropriada, ou se juntando a um grupo, ou por seus blogs, faces e whatsapp. Enfim, seria uma maneira de causar efeito em todos e só depois rolava a parte da curtição, porque todos merecemos nos divertir, conntando que não faça mal a ninguém, cada um tem seu corpo e use-o com bem entender... Bom, não to aqui pra dar lição de moral, cada um sabe o quer. 

 Enfim, é só isso mesmo, eu não tenho muita coisa pra falar, porque nem fui na parada gay esse ano, estava super desanimado, e deu preguiça total. Estou no meu total direito kkk - Da licença! 

sábado, junho 06, 2015

Pokémon


 Sem dúvida alguma foi o desenho animado que mais me fez gostar de anime, antes de eu saber que Anime é Anime. Esse desenho me conduzia a um mundo de imaginação e aventura antes mesmo de saber que existia uma escola de magia e bruxaria escondida em algum lugar do Reino Unido.

 Não vai dar para eu falar tudo sobre Pokémon aqui, simplesmente porque ele tomou proporções colossais que até fogem do meu conhecimento. Afinal quando eu comecei assistir esse anime, era contada a história de Ash Katchum, um jovem garoto nascido na cidade de Palet, que tinha como intuito se tornar um grande e conhecido treinador pokémon, essa é a característica principal do personagem, afinal perseverança em conquistar seus objetivos é o que move a maioria dos heróis de anime. Ash precisava começar com um pokémon (Criaturas com poderes e habilidades particulares, que vivem na natureza como animais comuns, são capturados e treinados para lutar em batalhas, como esporte). Havia uma opção de três pokémons para iniciar a jornada para ser um treinador, porém como Ash chegou atrasado teve que ficar com o mais rebelde deles e que não fazia parte da lista dos três pokémons sugeridos para iniciantes, o famoso PIKACHU, que seria uma espécie de rato elétrico e o principal símbolo da saga. Assim a jornada começa.

 No início das aventuras a quantidade de pokémons catalogados eram apenas 150, e para conhece-los e capturá-los Ash contava com a ajuda de seus dois amigos Brock e Misty, mas no decorrer dos anos a série que na verdade nasceu de um jogo para game criado por Satoshi Tajiri, fez um maior sucesso se tornando a segunda franquia de games mais rentável do mundo, depois do Mario, E assim Pokémon ganhou mais temporadas em anime, e antes disso até mesmo foi publicado em forma de mangá.

 Quando comecei assistir Pokémon as maiores dúvidas eram: "Como eles conseguem ficar confinados naquela pokebola?", "Por que o Pikachu nunca evoluí?", "Por que a equipe rocket voa tão alto e nunca morrem?" E a maior distração era aprender o nome de cada um do pokémons e até mesmo o som que eles emitiam, que geralmente era o próprio nome deles. Por exemplo, o Pikachu tem como sons principais as palvras: Pikachu, Pika, Pika-Pika, Pikachuuuuuuu e Chu. Uma exceção clara era o pokémon Meow da Equipe Rocket, que aprendeu a falar como os humanos. E falando em Equipe Rocket o 1º lema deles era um versinho dos mais recitados em todos os lugares que eu ia:


Preparem-se para a encrenca!
Encrenca em dobro!

Para proteger o mundo da devastação!
Para unir as pessoas de nossa nação!
Para denunciar os males da verdade e do amor!
Para estender o nosso poder as estrelas!
Jesse!
James!
equipe rocket decolando na velocidade da luz!
Renda-se agora ou preparem-se
Para lutar!

 Enfim, depois veio o primeiro filme pokémon, depois vieram outros e mais animes e tudo virou uma loucura maravilhosaaaaa! Atualmente entramos na Era dos Aplicativos, e jogos igualzinho o do Game Boy foram lançados em forma de programas para celular, pokéagendas e aplicativos de capturas de pokémons estão sendo desenvolvidos, o mundo está cada vez evoluindo mais e um dia todos nós poderemos realizar o sonho de sermos verdadeiros mestres pokémons.