quinta-feira, setembro 03, 2015

Arte da França: De Delacroix e Cézanne

Visitei a exposição Arte da França: De Dalacroix e Cézanne, hoje mesmo no MASP, no centro da cidade de São Paulo e a experiência foi simplesmente fantástica, pois eu nunca havia tido contato direto com quadros pintados pelos grandes artistas da história que revolucionaram com suas obras e romperam com linhas e tendências na arte. 
 Ali estava exposto simplesmente cerca de 200 anos de história, segundo o informativo que eu li, afinal sou sincero em dizer que sei pouco sobre as épocas exatas onde foram concebidas as ideias dessas pinturas, graças aos deuses existem aquelas plaquinhas explicativas ao lado de cada obra, embora o meu maior prazer foi observar as artes e tirar minhas próprias conclusões e observações que foram ótimas.
 Foi a primeira vez que entrei em um museu para observar quadros tão importantes, para ter uma ideia, lá estavam expostas simplesmente obras de Cézanne, Van Gogh, Delacroix, Picasso, Toulouse-Lautrec, Modigliani, Renoir e alguns outros imortalizados pintores que confesso, esqueci o nome. Mas as obras vistas de perto são realmente fascinantes.
 Ir a um museu é algo muito inspirador e prazeroso, eu acreditava que era uma coisa careta e chata, e que meu nível intelectual e cultural me impediriam de apreciar de maneira adequada os quadros e telas considerados arte clássica, enfim, mas me surpreendi comigo mesmo pois fiquei um bom tempo absorto na analise dos quadros e me questionando coisas e sentindo sensações e apreciando a minha maneira cada um deles.  
 Gostei pra caramba e indico para qualquer pessoa que submeta-se a essa experiência, a esse contato com a arte e depois disso concluam por si só o que sentiram depois dessa viajam pela história e para dentro de si próprias buscando respostas para a mensagem que cada artista propôs em suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário