A cultura é tudo o que o ser humano produz utilizando o seu potencial mental, é tudo o que não é natural, também está ligada aos costumes, atitudes, tradições, além disso é algo que vem geralmente de família ou que acontece por influencia do ambiente onde nascemos ou que nos influencia. Penso que ela surge até mesmo antes da questão do conhecimento e sabedoria, porque quando aprendemos alguma coisa, assimilamos aquela informação conforme a nossa cultura determina, mas logicamente, enquanto ampliamos os nossos conhecimentos podemos, de repente, mudar nossos hábitos e maneiras de pensar, sendo assim, podemos mudar a nossa cultura.
Nota-se no decorrer da história que a cultura era altamente ligada com os costumes religiosos, tanto que até mesmo os textos que atacam a religiosidade, eram feitos em função da cultura religiosa, mas também haviam as pessoas de mente mais esclarecidas que apreciavam uma cultura mais iluminista, que fugia desses conceitos religiosos e muitas vezes quebravam paradigmas, desafiavam tabus e tradições, mas trazia a tona uma nova forma de ver e entender o mundo. A cultura também é entendida como uma expressão da alma que ajuda a encontrarmos conforto e explicação em certas coisas da vida que nos oprime.
Nos tempos modernos e atuais, por conta da queda de muitos princípios religiosos, o que por um lado foi ótimo, por outro parece que a palavra cultura mudou de significado e também por motivo de muitas ideias humanistas, todo o tipo de cultura se igualou a clássica, que antes era a mais conceituada, ou seja, na contemporaneidade qualquer música é cultura, também considera-se qualquer som e ritmo, qualquer expressão da alma humana, e por não haver regra ou estudo aprofundado sobre isso nas escolas, não existe limite. Por isso muitos acreditam que isso seja uma espécie de banalização.
Acontece que, do ponto de vista antropológico, qualquer produção humana é cultura, então tudo é válido e tratado como tento uma lógica e uma explicação, não deve ser observado com desprezo. Porém algumas pessoas consideram a Cultura Clássica, um espécie de referencia para uma sociedade mais civilizada, onde as pessoas agem mais com a razão e ficam cada vez mais distantes das suas raízes animais, isso em prol da sobrevivência e evolução do ser humano. Ou seja, algumas pessoas acreditam que as outras culturas, aquelas que não tem o padrão europeu, são primitivas, uma espécie de mistura do homem animal, com o homem racional, então ficam nesse meio termo.
A cultura é questão de identidade também, um povo se defini por sua cultura, uma pessoa como indivíduo se define por seus hábitos culturais e pessoais, mas estamos perdendo aos poucos essa nossa identidade cultural para o consumismo, ou seja, toda essa tecnologia avançada que interliga os continentes e nos deixam mais próximos, também servem para divulgar marcas e coisas, antigamente dava-se mais valor para as palavras, pois elas possibilitavam um maior tempo de reflexão e exercício mental, mas nos dias de hoje o valor está mais em cima das imagens e até mesmo de músicas, acontece que a maioria das imagens, sejam em formas de comerciais e filmes, trazem mensagem rápidas em sua maioria sem grande aprofundamento, elas ditam conceitos de como se vestir, como ser e se portar, e as musicas embalam tendências, influenciam estilos, são coisas que chamam de cultura, mas é uma cultura ditada e passageira, sempre está mudando, não é como as coisas do passado, duradouras e imortalizadas. Isso chama-se globalização, incentivada pelo capitalismo e consumismo, as culturas se misturam e tudo pode se tornar uma coisa só.
A cultura do nosso tempo, embora as pessoas pensem que estão sendo individuais, é praticamente uma cultura globalizada de pessoas alienadas, pensamos que temos escolhas, mas na verdade escolhemos entre as coisas que as classes dominantes querem que escolhemos. Ou seja, somos uma classe de pessoas zumbizadas que achamos que somos algo, quando na verdade não somos um indivíduo, somos apenas mais um nessa grande massa :( ...
Parece que a cultura mesmo se perdeu, até mesmo eu, que estou escrevendo esse texto, não sei exatamente mais o que devo considerar cultura, mas vou me esforçar para ser mais crítico e não aceitar certas coisas apenas porque parece legal ou porque todos gostam, vou ir pelo o que realmente parece bom e interessante para mim, infelizmente influências sempre fazem parte da vida, mas tomara que as minhas sejam boas e realmente culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário