sábado, março 05, 2016

Dançando Pitty

 Curto muito as músicas da Pitty, além de admirar muita a própria cantora por sempre se posicionar de maneira coerente, racional e humana diante de diversos assuntos polêmicos, principalmente no que se trata a temas relativos ao feminismo, gosto da maneira como a cantora compõe  e interpreta suas músicas, muitas vezes modificando algumas coisas em seu estilo em relação a aos outros álbuns porque Pitty, não tem medo de experimentar. Mas o fato é que até hoje ela nunca perdeu a qualidade em seus trabalhos.

 Uma das canções que mais aprecio ouvir e que me trás relaxamento é DANÇANDO, uma música do álbum agridoce, que foi o resultado de uma parceria de Pitty com Martin, um músico de sua banda, trouxe para o grupo um estilo indie, um clima relaxante, nostálgico, acústico, com sons diferentes e inusitados. A intenção era criar músicas com um clima reflexivo, introspectivo, e ao meu ver funcionou bastante.

DANÇANDO - PITTY (Álbum AGRIDOCE).
Eu sei que lá no fundo
Há tanta beleza no mundo
Eu só queria enxergar
As tardes de domingo
O dia me sorrindo
Eu só queria enxergar
Qualquer coisa pra domar
O peito em fogo
Algo pra justificar
Uma vida morna
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você
Não esqueço aquela esquina
A graça da menina
Eu só queria enxergar
Por isso eu me entrego
À um imediatismo cego
Pronta pro mundo acabar
Você acredita no depois?
Prefiro o agora
Se no fim formos só nós dois
Que seja lá fora
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando
O mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você

 Eu não sou nenhum crítico musical especializado e nem sei se tenho cultura suficiente para falar de forma adequada sobre uma música, mas a respeito de dançando, eu posso dizer sobre o que sinto ao ouvi-lá. Logo de inicio, o timbre dos instrumentos me agrada muito, me faz relaxar, aquele som acústico do violão e no fundo uma suave batida de pandeiro ou meia lua - não sei direito - depois a voz da Pitty, suave e um pouco rouca, delicada e gentil. Toda essa sonoridade me abriga, abraça e conforta.

 Logo na primeira estrofe, o verso nos inspira a pensar nas coisas belas e simples na vida, que apesar das coisas ruins, elas existem. Também sinto vontade de enxergar essa beleza, e me esforço para conseguir identificá-la por onde vou, por isso esse começo já me cativa.

 A segunda estrofe fala das tardes de domingo, que lembradas ao ritmo dessa música, trás a mente memórias de tardes aconchegantes, pacificas, relaxantes, ou seja, aqui tenho um momento de nostalgia, onde relembro as diversas tardes vendo o por do Sol, naquele clima ameno e tranquilo.

 Depois de conduzir ao prazer da paz, a música me coloca em conflito, rejeito a monotonia dessa vida suave, me inspira a buscar alguma coisa nova, qualquer coisa para domar o peito em fogo, na ânsia de uma novidade, de um imprevisto, de uma aventura, algo louco que justifique a minha vida morna e sem graça.

 Depois Vem o refrão, o mundo acaba hoje e eu estarei dançando com você. Esse trecho me faz lembrar de não me preocupar exageradamente com o futuro de maneira que comprometa meu presente, porque tudo é um acaso, se o mundo acabar hoje eu preciso dançar, viver e aproveitar de alguma maneira os últimos instantes de vida.

 Na parte que fala sobre a esquina e menina, eu não fico pensando muita coisa, eu apenas aprecio a sonoridade das palavras e o ritmo, lembro as vezes da casa da minha avó, pois ficava em uma esquina.

 Eu sou uma pessoa que vive tentando deixar se levar pelo imediatismo cego, e ficar pronto pro mundo acabar, mas não é sempre assim. Essa parte da música me faz lembrar de seja jogar e fazer as coisas que der vontade, as vezes agir no impulso pode ser bom.

Eu acredito no depois e no agora, sou um misto, mas no momento que estou ouvindo dançando, parece que eu vivo o agora e tudo faz sentido e quero mais e mais curtir os momentos atuais da vida.


 Por fim, digo que fico brisando ouvindo essa música, como se estivesse estasiado, ela me causa um efeito muito poderoso de imaginar e sentir coisas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário