domingo, janeiro 31, 2016

A Faca Sutil

 Finalmente acabei de ler o livro A Faca Sutil de Philip Pullman e aconselho porque é muito envolvente e misterioso. Philip é detalhista na medida certa e tudo o que parece não ter muita importância no primeiro momento, sempre tem algum sentido e significado na trama da história mais tarde, basta ler despreocupado e prazerosamente. 

 Uma das coisas que mais curti foi a técnica que as feiticeiras usam para ficar invisível, isso não aparecia muito no outro livro, agora nesse aparece diversas vezes, inclusive até o garoto chamado Will tem uma astúcia igual ou parecida com a das feiticeiras para não ser percebido.



 Nesse livro, acabei descobrindo mais mistérios sobre o pó, e esse mistério todo no livro anterior me incomodava muito, porque eu queria realmente saber o que era o pó e porque muitas pessoas lutavam para descobri-lo e outras para esconde-lo do resto do mundo, mas agora eu meio que descobri muitas coisas e até acredito que no nosso mundo existe mesmo esse pó, mas com outro nome e que é isso que guia nossa intuição ou fala conosco quando jogamos tarô, ou algum tipo de arte mântica. O pó está em tudo o que é consciente, portanto da uma ideia de que nada é por acaso. Mas não vou falar muito, vou deixar você ler e descobrir.

 Vale muito a pena ler esse livro, mas primeiro leia a Bússola de Ouro, para você entender melhor a trama da série toda, que é de três livros no total. Lembre-se que você pode até ter visto o filme da Bússola, mas não vai entender tudo, porque o livro é muito diferente. tanto na sequencia dos fatos como em certos mistérios que o filme não revela.

 Embarque na segunda parte dessa aventura e se delicie com os perigos e emoções de A Faca Sutil, e se por algum acaso você for algum adulto, só digo uma coisa: CUIDADO COM OS ESPECTROS! Agora confira o AUDIOBOOK - Aqui em Baixo






 Segue uma apresentação de dica de Leitura:

sábado, janeiro 16, 2016

Falando Sobre Criatividade

  Muitas pessoas tem desejo de produzir algo legal e criativo, que chame a atenção da humanidade, que faça a diferença, principalmente agora que o mundo está mais globalizado e podemos alcançar sucesso e reconhecimento internacional, coisa que muitos Youtubers almejam. Eu, em particular, tenho vontade de deixar algum tipo de legado que contribua para a evolução e quem sabe revolução da humanidade, uma revolução positiva é claro. Mas a rotina cotidiana ao qual me vejo inserido, todos esses processos sociais, essa busca por sobrevivência dentro de um ambiente mal governado e desigual, geralmente me cansa, desanima e isso pode servir de bloqueio para minha criatividade. Existe a percepção de que estou sendo condicionado, por isso é preciso que eu tenha energia para planejar e executar uma ação contrária. 

 Certa vez estava muito angustiado porque não conseguia expressar nenhuma ideia, nem opinião a respeito de absolutamente nada. Sentia-me sufocado, cheio de ideias e planos, mas não conseguia externaliza-los e aos poucos essas ideias iam sumindo e minha criatividade era desperdiçada. Foi quando eu abri um caderno da marca tilibra e li em uma das folhas dicas de como ser criativo. E aquelas palavras me deram um novo rumo, afinal era necessário um pouco de esforço e organização da minha parte para conseguir ser criativo e conseguir colocar em prática meus planos. Então vou colocar aqui as 20 dicas que mudaram minha vida naquele momento.

 20 MANEIRAS DE SER MAIS CRIATIVO

1. Saiba que há um tesouro em sua cabeça uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de bilhões de dólares. Sabe como se escreve isso? Assim: um três e dezoito zeros: US$3.000.000.000.000.000.000,00
 
2. Todos os dias escreva pelo menos uma ideia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.
 
3. Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora, carregue esta relação no bolso - sempre.
 
4. Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.
 
5. Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro.
E vá aumentando este banco de dados com leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc.
 
6. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.
 
7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
 
8. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.
 
9. Descubra novas fontes de idéias. Utilize-se de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos até de artigos como este que você está lendo.
 
10. Compreenda primeiro. Depois julgue.
11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.
12. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.
13. Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.
14. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é
realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar Ele pode e
precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a ideia, não a deixe morrer.
15. Construa GRANDES ideias a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta às idéias que você tem.
16. Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.
 
17. Crie grandes metas. Grandes objetivos.
18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O quê, Por quê, Qual, Como.
19. Coloque as idéias em açãoLembre-se de que uma ideia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande ideia arquivada.
 
20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.
Apenas para confirmar que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR:

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.”
(Bernard Shaw - Filósofo)
“Minhas invenções são fruto de 1 % de inspiração e 99% de transpiração.”
(Thomas Edison - Inventor)
 
“As mentes são como os para-quedas: só funcionam se estiverem abertas.”
(Ruth Noller - Pesquisadora da Universidade de BuFfalo)
 
“As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante o inconsciente precisa estar bem informado.”
(David Ogilvy - Publicitário)
Compreenda o processo criativo 
Catherine Patrick descreve as fases do processo criativo em seu livro ‘O que é o pensamento criativo.”

1. Preparação É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.

2. Incubação 
É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.

3. I
luminação O momento da gênese da idéia, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.

4.Verificação 
Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.

terça-feira, janeiro 12, 2016

12 Semanas Para Mudar um Vida - Augusto Cury

 Esse livro é um verdadeiro programa para praticar a inteligencia emocional. Muitas pessoas podem dizer que é auto-ajuda e de fato ajuda mesmo, porém acho que é bem eficaz para exercitar a consciência e nos tornarmos pessoas mais inteligentes, conseguindo aproveitar o melhor que nossa humanidade nos oferece, tanto o lado humano físico, quanto o mental ou o lado da alma.  
 O livro não vai tornar você uma pessoa fria e insensível, vivendo apenas da razão, e nem faz de você uma pessoa idiota que deve seguir a risca todas as regras de um livro de auto ajuda. Ele oferece conselhos e apresenta exercícios, explicando o propósito deles ou simplesmente deixando que nós usemos nossa mente para entender o propósito. Mas através dessas atividades e estudos de nós mesmos, vamos adquirindo percepções de coisas que geralmente são esquecidas por atividades do dia a dia que nos oprime. 

 A vida não tem que ser triste. Já que estamos vivendo, vamos fazer da melhor forma e tomar consciência de nós e das coisas,

sexta-feira, janeiro 08, 2016

Aula de Filosofia 05 Arte

Dia do Fotógrafo e Fotografia

 Meus parabéns para essas pessoas que conseguem enxergar possibilidades em vários lugares, ângulos e paisagens. Minhas felicitações para todos que registram a luz com maestria e arte, que trazem poesia para imagem. Fotógrafos, homens e mulheres, que tem o poder de nos fazer ver além do que já vemos. Que nesse dia tão solene, suas inspirações aumentem para a nossa alegria. 


quinta-feira, janeiro 07, 2016

Aula de Violão #5

 Nomenclaturas e linguagem técnica do universo musical, é bom aprender isso para entender a se comunicar com assuntos referentes a música. Então Bora Musicalizar!!!


terça-feira, janeiro 05, 2016

Aula de Violão #3

 Isso mesmo, tocar o violão desafinado é uma das piores coisas que existem, por isso não desafine e se liga nessa aula pra lá de bacana.

domingo, janeiro 03, 2016

Aula de violão #2 - Primeira Aula sobre o Violão

 Algumas informações sobre o violão parecem bestas mas são necessárias e super básicas, pois essa é uma arte de detalhes, quanto mais detalhe soubermos melhor. Então vamos lá!

sábado, janeiro 02, 2016

Death Note


 Atenção, o que vou relatar aqui é algo um pouco forte para escrever e talvez um tanto perigoso de se transmitir para os outros, posto que nossa sociedade ainda apresenta um forte contingente de pessoas com baixo nível intelectual, mas a verdade é que com certeza já passou pela mente de muitos seres humanos, assim como eu, o desejo de matar alguém e geralmente esse desejo é reprimido pela culpa ou pelas consequências que viriam depois que a morte fosse descoberta. Além disso para fazer isso teria toda uma preparação para planejar todo o esquema e depois quem sabe esconder o corpo...

 Mas eu encontrei o caderno de um Deus da Morte e agora eu tenho o poder de matar qualquer pessoas que eu quiser, simplesmente pensando no rosto da pessoa e colocando o seu nome no caderno do Deus da Morte, que agora me pertence. A pessoa morre e não existe vestígio nenhum de que fui eu que cometi o crime, isso é perfeito.

 Ok! Esse relato acima é falso, eu nunca encontrei esse caderno, mas e se você encontrasse e soubesse do poder que ele tem. Você mataria alguém? Se sentiria culpado? Quais seriam os motivos que te moveriam a matar?

 Vixi! Assunto chocante e polemico... Mas para Tsugumi Ohba foi tema para desenvolver um dos mangás mais fodásticos da história em minha humilde opinião, Death Note.

 Death Note é o nome do caderno da morte onde um Shinigami (deus da morte), escreve o nome de sua vítima causando seu óbito e ficando com o restante de anos de vida restante da pessoa, isso o torna imortal. Mas o que acontece quando um deus da morte fica entediado com sua eternidade e deixa um humano possuir seu caderno apenas para divertir-se com as barbaridades que esse ser de baixa sabedoria pode fazer?

 Light Yagami é o garoto japonês que encontra o caderno. É o melhor aluno de sua escola e um filho exemplar, porém é dono de uma personalidade misteriosa e de um psicológico frio e calculista. O jovem se encontra entediado e sem prazer por essa vida ao qual ele julga injusta, ele acredita que isso é culpa do governo incompetente, das autoridades corruptas e principalmente dos bandidos e mal feitores, e por esse motivo quando encontra o Death Note e descobre em suas primeiras páginas de instruções como usá-lo, Light decide limpar o mundo dos bandidos e ser uma espécie de JUIZ SUPREMO, ele quer ser temido como um ser misterioso que ninguém conhece mas que todos respeitam e veneram porque limpou o mundo da maldade.
 

 Por ser um pouco descuidado a principio, Light acaba matando bandidos desfreadamente, isso chama atenção das autoridades japonesas e de um agente da inteligencia secreta chamado L. Esse agente por sua vez possuí um senso de dedução aguçado e chega facilmente ao Light, que na verdade passa a ser conhecido mundialmente como AKIRA, assim realizando parte do seu desejo de ser conhecido como uma lenda, venerado pelos bonzinhos e temido pelos malvados, porém sem revelar sua verdadeira identidade.

 Em determinada parte do anime, AKIRA e L, ficam cara a cara, Um sabe quem é o outro, porém sem provas suficientes para deter Light, L fica sem ter o que fazer no momento, e sem ter o nome verdeiro de L para escrever no Death Note e matá-lo de vez, Light se vê obrigado a ficar próximo do seu inimigo e prever seus próximos movimentos. Os dois chegam até ter uma relação amigável e desafiadora.

 O anime é inteligente e envolvente, em clima de mistério e aventura um tanto gótica, embarcamos numa trama emocionante. Vale muito a pena assistir esse anime que conquistou muitos jovens e adultos e tem vários desfechos impressionantes que você surpreende-se com a genialidade dos personagens. Daí você sempre fica em dúvida, se fica do lado de AKIRA ou do lado das Autoridades. Assista e decida por si mesmo.

 A propósito, assim que ler essa postagem, deixe aqui em baixo seu nome completo e foto por favor, só para eu fazer um teste. ha ha ha!

sexta-feira, janeiro 01, 2016

Aula de Violão Número #1 - Introdução

 Feliz ano novo e não vamos começar tudo de novo, dessa vez vamos iniciar diferente, com arte e estilo.

 Lembra daquelas promessas de Fim de Ano: Comer bem, Se exercitar mais e aprender a tocar um instrumento musical? Bom esse ano vamos concretizar todas, e como geralmente estamos chapados das bebidas do Réveillon e descansando por causa do nosso dia de folga no trabalho, vamos começar aprendendo o instrumento, assim já iniciamos uma das metas desejadas por muitas pessoas, e é tudo bem tranquilinho, mas seria legal se você tivesse um violão, assim a prática fica boa também.

 Vamos lá então, Let´s go! 

 Uma das melhores coisa do mundo é a música e nós, seres humanos, tivemos a grande ideia de criar os instrumentos musicas, organizando os sons e ritmos de coisas e objetos. Enfim, desses instrumentos o mais popular e que desafia muitas pessoas é o violão. Quase todo mundo gosta do som de um violão, porém poucos tem paciência o suficiente para aprender a dominar as técnicas de tirar um som desse instrumento.

 Mas nesse começo de ano que tal começar aprender violão com uma ótima e jovem professora. Ela é bem detalhista e cheia de carisma, tenho certeza que vão aprender muito se dedicarem um tempo a essa arte maravilhosa. BOA AULA